quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A primeira exibição do cineclube!

TOMMY




Ficha Técnica

Título original: Tommy


Gêneros: Drama, Fantasia, Musical
 
Tempo: 111min
 
Ano: 1975
 
Direção: Ken Russell
 
 

Sinopse

Durante a 2ª Guerra Mundial o capitão Walker (Robert Powell), um piloto, é dado como morto, mas quando ele retorna encontra Nora (Ann-Magret), sua mulher, com Frank (Oliver Reed), seu amante. Walker é morto por Frank e, ao presenciar o assassinato de seu pai, Tommy (Roger Daltrey) recebe a ordem de Nora e Frank de nada dizer acerca do ocorrido. Assim ele se torna uma criança cega, surda e muda, mas seu problema é de natureza psicológica. Com o tempo torna-se um campeão de fliperama e, mais tarde, ídolo pop.



Importancia histórica

O filme Tommy, feito em 1975 conta a história de uma Europa recém-saída da segunda guerra mundial, reprimida sexualmente e sociológicamente, o personagem de Tommy é um ícone dessa repressão em que se vivia após o término da guerra.
Acompanhamos então a história de uma Europa recém-saída de uma guerra, destruída e muito católica, onde novas formas de atrair fiéis estavam começando a se formar, como os coros de música e shows gospel, mostrando bem sutilmente a briga entre a igreja católica e a presbiteriana.
Além de tudo Tommy é um retrato da evolução do rock e da sua aceitação mundial, que demonstrava não só a rebeldia dos jovens que nasceram no pós-guerra diante da sua realidade dilacerada, como também a mudança de uma geração reprimida à outra que revolucionaria os padrões sociais e subverteria regras, contestando a sociedade morta da década de 40 e 50.
Embalado por canções do The Who, Tommy é uma polêmica ópera rock que exerce brilhantemente a função de entreter e contestar sobre a guerra, a sociedade e a religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário