Ficha Técnica
Título original: A Nightmeare on Elm Street
Diretor: Wes Craven
Ano: 1984
Gênero: Terror
Tempo de duração: 92 minutos
Sinopse
Assassinato, sangue e muito medo. Quatro jovens da, aparetemente pacata, Rua Elm começam a viver um pesadelo quando Freddy Krueger, um serial killer sanguinário, invade seus sonhos e os mata com toda crueldade que só o terror dos anos 80 produziu. "A Hora do Pesadelo" é um filme imperdível para quem gosta de muito sangue e terror trash.
Importância Histórica
A hora do pesadelo marcou o início do cinema de terror como o conhecemos hoje. Embora tenha vindo depois de Sexta Feira 13, a criatividade na criação da história a consolidação do personagem principal, Freddy Krueger, na cultura dos "trash movies" pavimentaram o caminho que os filmes de terror seguiriam a partir de então, sendo sucesso absoluto tanto de público quanto de crítica na época de seu lançamento.
Para se ter uma idéia do que este filme representa para a história do cinema de terror, basta saber que, resguardados os aspectos técnicos, sua importância iguala-se à de clássicos como Nosferatu ou O Exorcista, por ter introduzido um dos mais bem-bolados bichos-papões modernos (na figura de Freddy Krueger) com uma história envolvente e inovadora.
Robert Englund ficou famoso da noite para o dia por seu papel como Freddy Krueger. Wes Craven, o mestre responsável por outras pérolas cinematográficas como Aniversário Macabro, A Maldição dos Mortos-Vivos e Pânico, escreveu e dirigiu A Hora do Pesadelo, colocando a New Line no mapa das produtoras promissoras e iniciando uma série que se estenderia por mais 6 filmes.